Bom galera, de acordo com Lira (2016), a carbonação constitui-se na reação química entre o CO2 (gás carbônico ou dióxido de carbono) e H2O (água) pelo processo do borbulhamento desses reagentes. O produto final desta reação é o ácido carbônico (H2CO3) que por sua vez é classificado um ácido fraco que facilmente se decompõe e restitui o gás carbônico e a água de origem. A ação abaixo mostra como funciona a reação de carbonação, assim como os estados físicos das substâncias envolvidas:
CO2(g) + H2O(l) <--> H2CO3 <--> H+ + HCO3-
Esse procedimento é amplamente usado na industria de refrigerantes, águas gaseificadas (puras ou com sabor), cervejas, etc. Além disso, é capaz de inibir/desacelerar o crescimento de bactérias que diminuiriam o tempo de validade dos produtos.
Figura 1: bolhas de gás carbônico em refrigerante
Foto: Gigava
EFEITO COCA COLA + MENTOS
Por muito tempo foi discutido o fato de que a adição da bala mentos em refrigerantes de cola provocava um gêiser espumante de gás carbônico que se desprendia violentamente do líquido. A explicação para esse efeito é bastante complicado, entretanto há uma teoria aplicável que consiste no deslocamento de equilíbrio químico causado pela quebra de homogeneidade das bolhas de gás.
Como já citado, o ácido carbônico formado é fraco (poucos íons H+ em meio aquoso) e instável: assim, tende a restituir a água e o dióxido de carbono que originaram. Portanto, na solução coexistem em equilíbrio moléculas de ácido carbônico, íons H+ e HCO3-, dióxido de carbono e água.
Do mesmo modo que, de acordo com o princípio de Le Chatelier, a adição de H+ e HCO3- desloca o equilíbrio para a formação de ácido carbônico. A presença de um determinado catalisador desloca o equilíbrio para a formação de dióxido de carbono e água. Ou seja, a função da bala de menta é catalisar a reação inversa à formação de ácido. De modo que, com um cubo de gelo obtêm-se um fenômeno parecido (evolução de gás), mas com menor intensidade.
Vídeo mostrando o que ocorre quando adicionamos bala mentos em refrigerante de cola, espero que gostem!!
Fonte: https://youtu.be/wzJCOmIfRkM
Valeu gases raros, até a próxima reação!!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIRA, J. C. L. Carbonação. Disponível em: <http://www.infoescola.com/reacoes-quimicas/carbonacao/>. Acesso em: 25 set. 2016.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIRA, J. C. L. Carbonação. Disponível em: <http://www.infoescola.com/reacoes-quimicas/carbonacao/>. Acesso em: 25 set. 2016.