Definição: corrosão é a degradação de metais causada pelos processos eletroquímicos das reações de oxirredução. Mas para entendermos melhor este processo, é importante relembrar alguns conceitos..
- Oxidação: perda de elétrons;
- Redução: ganho de elétrons;
- Reação de oxirredução: reação onde ocorre a transferência de elétrons entre os átomos envolvidos.
Vamos ver agora como funciona a reação de corrosão do ferro (mais conhecido como ferrugem). O ferro, pessoal, oxida-se facilmente quando em contato com o ar e umidade, e neste processo há vários tipos de reação:
Lembrete: pode-se notar que o ar e a umidade estão presentes em todas as reações, pois sem eles a corrosão não acontece.
COMO COMBATER A CORROSÃO..
Uma forma simples de evitar a corrosão é através de pinturas com tintas especiais. Esse tipo de tinta forma uma película protetora que evita o contato direto do metal com o ar, impedindo a formação da corrosão (ferrugem). Outra maneira de combater a corrosão é revestir o metal com metais que possuam maior potencial de oxidação, ou seja, maior tendencia a perder elétrons. O metal do revestimento se oxida primeiro e tarda a oxidação do outro metal (revestido), desta maneira eles são chamados de metais de sacrifício. Um exemplo de metal de sacrifício é o magnésio, muito utilizado para cobrir tanques de aço, navios e oleodutos.
A CORROSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Com esse tema pode-se abordar vários tipos de conteúdos, como: reações de compostos inorgânicos, oxirredução, cinética química, equilíbrio químico, entre outros. Ao relacionar este tema com o ensino, há a possibilidade de relação entre a Química e os aspectos sociais, econômicos, históricos, ambientais, etc, além como desenvolver atividades com aspectos interdisciplinares (MERÇON, GUIMARÃES E MAINIER, 2004)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CARDOSO, M. Corrosão. Disponível em: http://www.infoescola.com/quimica/corrosao/. Acesso em: 07 out. 2016.
MERÇON, F.; GUIMARÃES, P. I. C.; MAINIER, F. B. Corrosão: um exemplo usual de fenômeno químico. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc19/a04.pdf. Acesso em: 09 out. 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário