Galera hoje vamos falar um pouco, e bem sucinto, sobre as reações envolvendo peróxidos ok?! Então vamos lá :)
De acordo com Dias (2016), as reações com peróxidos acontecem por causa do forte caráter básico que esse tipo de substância inorgânica consiste. Quando os peróxidos reagem, há a formação de base ou sal em virtude da presença de elementos com propriedades metálicas (metais) em sua constituição.
Vejamos agora as principais características de cada tipo (2) de reação com peróxido:
1) Reações de peróxidos com água
Quando há esse tipo de reação, sempre os produtos gerados serão uma base inorgânica (que contém o metal que estava presente no peróxido, associado ao grupo OH) e peróxido de hidrogênio (H2O2), como podemos verificar abaixo:
YO2 + H2O --> YOH + H2O2
Como o peróxido de hidrogênio formado é muito instável, logo após ser formado, sofre o processo de decomposição, originando-se água (H2O) e gás oxigênio (O2), como pode-se ver na equação abaixo:
H2O2 --> O2 + 1/2 H2O
2) Reações de peróxidos com ácidos
Já quando peróxidos reagem com ácidos inorgânicos, origina-se um sal (que contém o metal do peróxido e o ânion do ácido) e peróxido de hidrogênio (H2O2), veremos abaixo a reação:
YO2 + HX --> YX + H2O2
Por causa do peróxido de hidrogênio estar em meio ácido, a sua decomposição (H2O2) não acontece. Desta maneira não há formação de água nem gás oxigênio.
- Segue abaixo alguns vídeos envolvendo reações com peróxidos!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Reações com peróxidos. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/reacoes-com-peroxidos.htm>. Acesso em: 31 out. 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário