sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Pasta de Dente de Elefante

E ai gases raros, tudo bem com vocês?! Galera estou devendo para vocês a postagem da semana passada, por esse motivo essa semana acontecerá duas novas postagens, então fiquem atentos para não perderem nada!! :D

Pessoal hoje a nossa aulinha vai ser um pouco diferente, além de mostrar para vocês como essa reação funciona, eu vou ensinar como preparar este experimento para vocês fazerem com seus amigos!! Lembrando: essa reação é muito exotérmica, então é recomendado o uso de jalecos, luvas e óculos, ok? Não se esqueçam.

Materiais e reagente
- corante líquido de qualquer cor desejada
- detergente de lavar louça
- água oxigenada concentrada
- proveta de 500 mL
- recipiente de plástico
- equipamentos de proteção individual: jaleco, luvas e óculos

Procedimento experimental
Primeiramente, deve-se colocar a proveta sobre o recipiente de plástico para evitar sujeiras. Em seguida, coloca-se o corante líquido dentro da proveta e acrescenta 10 mL de detergente. Então, adiciona-se 20 mL de água oxigenada concentrada e por fim e com MUITO cuidado adiciona-se 2,0 g de iodeto de potássio à mistura dentro da proveta.
OBS: Ao realizar a etapa de adicionar o iodeto de potássio, recomenda-se que saia de perto da proveta e observe a formação de uma espuma que subirá pela proveta e aumentará cada vez mais chegando a cair do lado de fora.

                         Figura 1: processo do experimento da pasta de dente de elefante    
                                                          Fonte: Uol Educação

Resultados e discussão
De acordo com Fogaça (2016), a água oxigenada é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2), onde essa substância sofre lentamente a seguinte reação de decomposição:

2 H202(aq) --> 2 H2O(l) + O2(g) 

Quando adiciona-se o iodeto de potássio (catalisador da reação) e ele passa a ter contato com a água oxigenada, faz com que esta seja decomposta mais rapidamente por meio do íon iodeto. Observa-se que ele participa da reação, mas é regenerado no final dela: 

H2O2 + I (íon negativo) -->  H2O + OI (negativo)
H2O2 + OI (negativo) --> H2O + I (íon negativo) + O2 

A espuma formada na reação é um tipo de coloide em que um gás, que neste caso é o oxigênio, fica disperso no líquido, sendo que há formação de um grande número de bolhas de gás espalhados na superfície líquida. O detergente adicionado na reação faz com que forme ainda mais bolhas (espuma) e a cor é determinada pelo corante adicionado. 
Um exemplo muito comum dessa reação no cotidiano é quando colocamos água oxigenada em machucados e notamos a formação de uma espuma. Isso acontece por causa que no nosso sangue existe uma enzima chamada catalase, que funciona como catalisador, que faz com que a decomposição da água oxigenada seja mais rápida. 

Agora vou deixar um vídeo aqui bem legal e extrovertido do Manual do Mundo para vocês verem como funciona essa reação na prática. 

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=PygjKCTcwqY

Meus caros gases raros, espero que tenham gostado da aulinha de hoje e até a próxima postagem!! Boa semana a todos :) 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

Pasta de dente de elefante. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/pasta-dente-elefante.htm>. Acesso em: 21 out. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário