sábado, 1 de outubro de 2016

Efervescência

E ai gases raros, tudo com com vocês?? Hoje eu trouxe uma postagem muito legal e interessante que eu tenho certeza que vocês vão adorar!! :D

Galera hoje vamos falar um pouco sobre a efervescência, os efeitos que ela provoca, reações químicas envolvendo este fenômeno e muito mais!! Animados? Então vamos lá!

Vou começar este post perguntando para vocês qual a definição de efervescência.. vocês sabem me dizer? Bom pessoal, efervescência é simplesmente a liberação de gás numa solução líquida, e de acordo com Petrin (2014), a liberação desse gás é caracterizada pela formação de bolhas (espumas) que pode ser observada, por exemplo, na adição de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) em um ferimento.
                                                     
                               Figura 1: Reação da água oxigenada em machucado
                                                    Fonte: Diário de Biologia

A efervescência ocorre quando os reagentes da reação não são substâncias gasosas, e por conta disso o gás originado na reação é pouco solúvel e menos denso que a solução líquida. As bolhas geradas na reação é consequência da liberação do gás oxigênio, desta forma afirma-se que uma transformação química ocorreu.

EFERVESCÊNCIA NOS MEDICAMENTOS 

A maioria dos antiácidos estomacais (mais conhecidos como sal de frutas) é encontrada na forma de comprimidos efervescentes cuja a composição é um conjunto de ácidos orgânicos (ácido cítricos) e bases carbonadas (bicarbonato de sódio). A combinação desses comprimidos com água gera e libera gás carbônico, responsável pelas bolhas e pelo arroto após a ingestão do fármaco (CARDOSO, 2016). Medicamentos efervescentes possuem vantagens em relação aqueles que não são efervescentes (cápsulas, por exemplo), pois a liberação do gás faz com que o líquido seja agitado e que o comprimido seja dissolvido mais rápido. Outra vantagem é que a absorção do medicamento no organismo é mais rápida, pelo fato do comprimido já estar solubilizado.

                                             Figura 2: Efervescência de comprimido
                                                     Fonte: Cordial exames


Atualmente, não só os medicamentos antiácidos possuem esse caráter efervescente, remédios como o ácido acetilsalicílico, paracetamol, suplementos vitamínicos e entre outros, também têm sido preparado com esta características, de comprimidos efervescentes (PETRIN, 2014).

Agora um rápido vídeo mostrando como o que acontece quando adicionamos um comprimido efervescente em água, espero que gostem!!


                             Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=XKvGv4w1Meo

Até a próxima reação meus caros gases raros!!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Efervescência. Disponível em: <http://www.estudopratico.com.br/efervescencia/>. Acesso em: 01 out. 2016.

Efervescência. Disponível em: <http://www.infoescola.com/quimica/efervescencia/>. Acesso em: 01 out. 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário